17:11:14

Arrependa-se!

No passado, quando Deus havia chamado o povo de volta e ordenado que abandonassem as suas maldades, eles não deram atenção e, por este motivo, foram castigados. Agora, Deus fala novamente com o seu povo e diz:

“Voltem para mim, e Eu voltarei para vocês.” Para entender melhor a história e ver como muitas vezes nós também precisamos nos arrepender diante de Deus, vamos ler Zacarias 1: 1 a 6:

No oitavo mês do segundo ano de Dario como rei da Pérsia, o SENHOR Deus falou com o profeta Zacarias, filho de Baraquias e neto de Ido. O Deus Todo-Poderoso mandou que ele dissesse ao povo o seguinte:

Eu, o SENHOR, fiquei muito irado com os seus antepassados. Portanto, agora eu digo a vocês: Voltem para mim, e eu, o SENHOR Todo-Poderoso, voltarei para vocês. 

Não sejam como os seus antepassados, que não deram atenção aos profetas antigos quando eles anunciaram esta minha mensagem: “O SENHOR Todo-Poderoso ordena que vocês deixem de ser maus e que abandonem as suas maldades.” Mas eles não me obedeceram. 

E agora onde estão os seus antepassados? E será que aqueles profetas ainda estão vivos? Por meio dos meus servos, os profetas, eu mandei mensagens e avisos aos antepassados de vocês. Mas eles não deram atenção e por isso foram castigados. 

Então eles se arrependeram e disseram: O SENHOR Todo-Poderoso fez o que tinha decidido fazer e nos castigou por causa dos nossos pecados. Ele fez o que merecíamos.

Zacarias nasceu na Babilônia durante o exílio, e ele era muito novo quando retornou a Jerusalém em 538 A.C. O rei Ciro, da Pérsia, derrotou a Babilônia em 539 a.C e decretou que os judeus poderiam retornar à sua terra natal.

Zacarias e Ageu estavam entre os primeiros. Ele, também sacerdote, ministrou na mesma época do profeta Ageu, isso foi de 520 a 518 a.C. Sua primeira mensagem foi entregue dos meses após a primeira profecia de Ageu.

Você que já é cristão pode pensar que a mensagem de hoje está mais parecida com aula da Escola Dominical e você que ainda não é cristão pode achar que essa só é mais uma “história” bíblica!

Bem, na verdade nós temos uma grande lição aqui! Lição que serviu para aquela época e serve para os nossos dias também! Vamos lá:

Sabe aquele velho ditado que diz “filho de peixe, peixinho é”, pois bem, nos versículos que lemos, Deus advertiu o povo de Israel para não ser como seus antepassados, que foram desobedientes e sofreram com as consequências.

Você e eu somos responsáveis diante de Deus por todas as nossas ações. Não devemos usar nossa hereditariedade como desculpa para nossos pecados. Somo livres para escolher segui-Lo ou não!

As palavras de Deus que foram usadas para a geração de Zacarias, também se aplicam para nós! A Palavra de Deus é duradoura, por este motivo devemos ler, estudar e aplicar o que é preservado para nós na Bíblia.

Vamos nos arrepender e aprender as lições da Palavra de Deus, assim não temos que repetir os erros dos nossos antepassados!

Autor: Uma Mensagem de Vida

Deixe o seu comentário

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>