31.07.15

Parakletos!

Consolador, no grego parakletos, é Aquele que vem para aconselhar, ensinar, consolar, fortalecer, interceder e estimular. Ele também é conhecido como Conselheiro e Espírito Santo! 

E foi sobre ele que Jesus falou em João 14:15 a 26. Vamos ler: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. 

O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.

Disse então Judas (não o Iscariotes): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?” Respondeu Jesus: Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.

Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Para não deixar os discípulos e nem a nós órfãos, Jesus pede a Deus o Espírito Santo. E quando João escreve sobre o Espírito Santo, ele usa a expressão parakletos “Consolador” que literalmente é “alguém que é chamado para estar junto.”

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade e ele possui todos os atributos de Deus e é plenamente Deus. Ao longo da história, Deus agiu, revelou Sua vontade, deu poder as pessoas e revelou Sua presença pessoal através do Espírito Santo.

Podemos ver através do Antigo Testamento que o Espírito Santo era dado a uma pessoa num momento específico para ajudar na realização de uma tarefa ou uma missão. Ele não era constante na vida de uma pessoa!

Agora quando Jesus pede o Espírito Santo e ele vem até nós (depois leia Atos 2) isso mostra que ele agora habita em nós cristãos a partir do momento que aceitamos e confiamos em Jesus como nosso único Salvador.

O Espírito Santo é o maior bem que podemos ter e é essencial para sobrevivermos nesse mundo pecaminoso! Através do Espírito Santo, temos contato direto com o Pai!

Portanto, se você leu a mensagem até aqui e está sendo benção na vida de muitas pessoas, continue orando, estudando a Bíblia e louvando a Deus pois o Espírito Santo está em e com você!

Por outro lado, se você está enfrentando alguma dificuldade, problema, dor, não desanime, continue orando, estudando a Bíblia e louvando a Deus pois o Espírito Santo também está em e com você!

Autor: Uma Mensagem de Vida

4 comentários

  1. Natália
    30 de maio de 2016

    Deixe uma resposta

    Agradeço a Deus por nos agraciar, com este presente lindo da sua palavra.

  2. edmilson rodrigues lopes
    21 de outubro de 2016

    Deixe uma resposta

    estou iniciando na evangelização, ainda muito cru na palavra de Deus, imensa dificuldade na interpretação do que partes da bíblia quer dizer, tenho sido convidado a subir no púlpito e falar, só que procuro mensagens religiosas da bíblia e tento explicar de maneira que todos entendam a mensagem, mas gostaria de pregar usando capítulos e versículos com suas devidas interpretações e tenho imensa dificuldades até mesmo porque há 6 anos atrás sofri um derrame e atingiu meu cognitivo, daí para cá esqueço muito das coisas e tenho dificuldades de decorar, o que fazer com isso?

  3. Antonio Clementino de Souza
    30 de maio de 2017

    Deixe uma resposta

    AS MENSAGENS NOS FAZ RENOVADO NA PRESENÇA DE DEUS; ELAS NOS ENSINA O QUANTO DEUS NOS O QUANTO ELE CONFIA EM NÓS, NOS OFERECENDO O QUE DE MELHOR HÁ O SEU ESPIRITO SANTO!

Deixe o seu comentário

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>