22:09:15

Cumprimentos das Profecias Messiânicas!

No Antigo Testamento vários versículos mostram a chegada do Messias, ou seja, o ungido de Deus. Mesmo com as profecias se cumprindo, os fariseus (separatistas) não acreditavam em Jesus.

A lealdade à verdade às vezes produz orgulho e até mesmo hipocrisia, e foram essas perversões do antigo ideal farisaico que Jesus denunciou.

Já para os escritores dos Evangelhos, uma das principais razões para crer em Jesus foi o modo como Sua vida cumpriu as profecias do Antigo Testamento relacionadas ao Messias, ou seja, a Jesus Cristo.

Vamos conferi agora uma lista de algumas das principais profecias.

1- O Messias nasceria em Belém.
Profecia em Miqueias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs[12] de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens[13] estão no passado distante, em tempos antigos. [14]”
[12] Ou governantes
[13] Hebraico: saídas.
[14] Ou desde os dias da eternidade.
Cumprimento em Mateus 2: 1 a 6 – Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente[5] e viemos adorá-lo”. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: “Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo”[6] ”.
[5] Ou estrela quando se levantava; também no versículo 9.
[6] Mq 5.2

2- O Messias nasceria de uma virgem.
Profecia em Isaias 7:14 – “Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará[18] Emanuel.[19]”
[18] Alguns manuscritos do mar Morto dizem e ele o chamará; outros dizem e eles o chamarão.
[19] Emanuel significa Deus conosco.
Cumprimento em Mateus 1: 18 a 25 – “Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus[3], porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel” [4], que significa “Deus conosco”.  Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.
[3] Jesus é a forma grega de Josué, que significa o Senhor salva.
[4] Is 7.14

3- O Messias seria um profeta como Moisés.
Profecia em Deuteronômio 18: 15, 18,19 – “O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.  Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.”
Cumprimento em João 7:40 – “Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”.”

4- O Messias entraria em Jerusalém em triunfo.
Profecia em Zacarias 9:9 – “Alegre-se muito, cidade[16] de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei[17] vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.”
[16] Hebraico: filha.
[17] Ou Rei
Cumprimento em João 12: 12 a 16 – “No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém. Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: “Hosana! [62]” “Bendito é o que vem em nome do Senhor!” [63]“Bendito é o Rei de Israel!” Jesus conseguiu um jumentinho e montou nele, como está escrito: “Não tenha medo, ó cidade[64] de Sião; eis que o seu rei vem, montado num jumentinho” [65].  A princípio seus discípulos não entenderam isso. Só depois que Jesus foi glorificado, eles se lembraram de que essas coisas estavam escritas a respeito dele e lhe foram feitas.
[62] Expressão hebraica que significa “Salve!”, e que se tornou exclamação de louvor.
[63] Sl 118.25,26
[64] Grego: filha.
[65] Zc 9.9

5- O Messias seria rejeitado pelo povo.
Profecia em Isaias 53: 1 a 3 – “Quem creu em nossa mensagem? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.”
Salmo 118:22 – “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.”
Cumprimento em Mateus 26: 3 e 4 – “Naquela ocasião os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás, e juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo.”

6- O Messias seria traído por um dos seus seguidores.
Profecia em Salmo 41:9 – ” Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se[70] contra mim.”
[70] Hebraico: levantou o calcanhar.
Cumprimento em Mateus 26: 14 a 16 – “Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e lhes perguntou: “O que me darão se eu o entregar a vocês?” E lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata. Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-Lo.”

7- O Messias seria julgado e condenado.
Profecia em Isaias 53:8 – “Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. [106]”
[106] Ou Contudo, quem da sua geração considerou que ele foi eliminado da terra dos viventes por causa da transgressão do meu povo, para quem era devido o castigo?
Cumprimento em Mateus 27: 1 e 2 – “De manhã cedo, todos os chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo tomaram a decisão de condenar Jesus à morte. E, amarrando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.”

8- O Messias ficaria em silêncio diante de seus acusadores.
Profecia em Isaias 53:7 – “Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.”
Cumprimento em Marcos 15: 3, 4 e 5 – “Os chefes dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas. Então Pilatos lhe perguntou novamente: “Você não vai responder? Veja de quantas coisas o estão acusando”. Mas Jesus não respondeu nada, e Pilatos ficou impressionado.

9- O Messias seria espancado e cuspido por seus inimigos.
Profecia em Isaias 50:6 – “Ofereci minhas costas àqueles que me batiam, meu rosto àqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e dos cuspes.”
Cumprimento em Marcos 14:65 – “Então alguns começaram a cuspir nele; vendaram-lhe os olhos e, dando-lhe murros, diziam: “Profetize!” E os guardas o levaram, dando-lhe tapas.”

10- O Messias seria escarnecido e insultado.
Profecia em Salmo 22: 7 e 8 – “Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim, dizendo: “Recorra ao Senhor! Que o Senhor o liberte! Que ele o livre, já que lhe quer bem!”
Cumprimento em Mateus 27: 39 a 44 – “Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: “Você que destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus!” Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos zombavam dele, dizendo: Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele. Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: “Sou o Filho de Deus!” Igualmente o insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com ele.”

11- O Messias morreria crucificado.
Profecia em Salmo 22: 14, 16 e 17 – “Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo.”
Cumprimento em Mateus 27:31 – “Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-Lo.”

12- O Messias sofreria com criminosos e oraria por seus inimigos.
Profecia em Isaias 53:12 – “Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes[110], e ele dividirá os despojos com os fortes[111], porquanto ele derramou sua vida até a morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele levou o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.”
[110] Ou entre muitos
[111] Ou numerosos
Cumprimento em Marcos 15: 27 e 28 – “Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda, e cumpriu-se a Escritura que diz: “Ele foi contado entre os transgressores” [72].
[72] Is 53.12

13- O Messias receberia vinagre para beber.
Profecia em Salmo 69:21 – “Puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre.”
Cumprimento em João 19: 28 a 30 – “Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus. Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”

14- Lançariam sorte sobre as vestes do Messias.
Profecia em Salmo 22:18 – “Dividiram as minhas roupas entre si, e lançaram sortes pelas minhas vestes.”
Cumprimento em Mateus 27:35 – “Depois de o crucificarem, dividiram as roupas dele, tirando sortes[139].
[139] Alguns manuscritos dizem sortes, para que se cumprisse a palavra falada pelo profeta: “Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes” (Sl 22.18).

15- Os ossos do Messias não seriam quebrados.
Profecia em Êxodo 12:46 – “Vocês a comerão numa só casa; não levem nenhum pedaço de carne para fora da casa, nem quebrem nenhum dos ossos.”
Cumprimento em João 19: 31 e 36 – “Era o Dia da Preparação e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Como não queriam que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e retirar os corpos. Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e em seguida as do outro. Mas quando chegaram a Jesus, constatando que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam. Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado.” [88]
[88] Êx 12.46; Nm 9.12; Sl 34.20

16- O Messias morreria como um sacrifício pelo pecado.
Profecia em Isaias 53: 5,6,8,10,11 e 12 – “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. [106] Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor tenha feito[107] da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz[108] e ficará satisfeito; [109]pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes[110], e ele dividirá os despojos com os fortes[111], porquanto ele derramou sua vida até a morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele levou o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
[106] Ou Contudo, quem da sua geração considerou que ele foi eliminado da terra dos viventes por causa da transgressão do meu povo, para quem era devido o castigo?
[107] Hebraico: embora você tenha feito.
[108] Conforme os manuscritos do mar Morto. O Texto Massorético não traz a luz.
[109] Ou Ele verá o resultado do sofrimento da sua alma e ficará satisfeito;
[110] Ou entre muitos
[111] Ou numerosos
Cumprimento em João 11: 49 a 52 – “Então um deles, chamado Caifás, que naquele ano era o sumo sacerdote, tomou a palavra e disse: Nada sabeis! Não percebeis que vos é melhor que morra um homem pelo povo, e que não pereça toda a nação. Ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreria pela nação judaica, e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

17- O Messias ressuscitará dos mortos.
Profecia em Salmo 16:10 – “porque tu não me abandonarás no sepulcro[28], nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.”
[28] Hebraico: Sheol. Essa palavra também pode ser traduzida por profundezas, pó ou morte.
Cumprimento em Mateus 28: 1 a 10 – “Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos. O anjo disse às mulheres: Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei.  As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. De repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve!” Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia; lá eles me verão”.

18- O Messias está agora à direita de Deus.
Profecia em Salmo 110:1 – “O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.
Cumprimento em Lucas 24: 50 e 51 – “Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.”

A Bíblia foi escrita a muito tempo e infelizmente muitos ainda acham que ela é só um livro qualquer, um livro de “estórias”… uma pena pensarem assim. A cada dia podemos ver que a Palavra de Deus se renova e se cumpri!

Ela contém “histórias e personagens reais” que servem de exemplo e inspiração para o nosso dia a dia. Portanto, já escrevemos várias vezes e vamos escrever mais uma: leia, medite e estude a Bíblia, assim o Espirito Santo sempre manterá você em contato com Deus!

Autor: Uma Mensagem de Vida

 

 

Deixe o seu comentário

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>