22.12.17

Quebrando o ciclo

Ezequias, que reinou de 716 a 687 a.C, é um exemplo de “quebra de ciclo”.

Ele seguiu o exemplo do rei Davi, fazendo aquilo que agrada a Deus: reconheceu a crise espiritual da nação, superou o medo e tornou a vontade de Deus conhecida a muitas pessoas.

O rei Ezequias quebra o ciclo, quando manda abrir o templo e faz diversas reformas religiosas. Vamos relembrar a história em 2 Crônicas 29:

1 Ezequias tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias.

2 Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor. 3 No primeiro mês do primeiro ano de seu reinado, ele reabriu as portas do templo do Senhor e as consertou.

4 Convocou os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praça que fica no lado leste 5 e disse: Escutem-me, levitas! Consagrem-se agora e consagrem o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados. Retirem tudo o que é impuro do santuário.

6 Nossos pais foram infiéis; fizeram o que o Senhor, o nosso Deus, reprova e o abandonaram. Desviaram o rosto do local da habitação do Senhor e deram-lhe as costas.

7 Também fecharam as portas do pórtico e apagaram as lâmpadas. Não queimaram incenso nem apresentaram holocausto no santuário para o Deus de Israel.

8 Por isso a ira do Senhor caiu sobre Judá e sobre Jerusalém; e ele fez deles objeto de espanto, horror e zombaria, conforme vocês podem ver com os seus próprios olhos.

9 Por isso os nossos pais caíram à espada e os nossos filhos, as nossas filhas e as nossas mulheres foram levados como prisioneiros. 10 Pretendo, pois, agora fazer uma aliança com o Senhor, o Deus de Israel, para que o fogo da sua ira se afaste de nós. 

11 Meus filhos, não sejam negligentes agora, pois o Senhor os escolheu para estarem diante dele e o servirem, para ministrarem perante ele e quei­marem incenso.

Antes de Ezequias, reis decidiram levar a vida e o reinando sem o direcionamento de Deus. Mas a primeira atitude do rei Ezequias foi reabrir o templo, quebrando o ciclo de desobediência que ele herdou.

Essa história nos ajuda a investigar se nós também não precisamos quebrar ciclos em nossas vidas. Pode ser na família, na nossa própria vida, no trabalho, no nosso lazer, algum ciclo que tenha nos afastado de Deus.

Ou quem sabe estamos criando um novo ciclo: o de negligenciar um ministério que nos foi confiado. Vamos fazer uma alto análise e pedir a Deus para purificar nossos corações, pois se confessarmos os nosso pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.9

Assim, você e eu, também podemos quebrar o ciclo!

2 comentários

  1. José Roberto
    22 de dezembro de 2017

    Deixe uma resposta

    A paz
    Deus abençoe este espaço e as matérias para nosso crescimento espiritual.

Deixe o seu comentário

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>