15.03.18

Confiar, deleitar e entregar

O breve estudo de hoje é sobre os três versos do Salmo 37, que é composto por 40 maravilhosos cânticos. Os poemas 3, 4 e 5 são enriquecedores e se praticados, darão uma vida próspera, sadia e enraizada com o Senhor Jesus Cristo.

Salmo 37:3 – “Confia no Senhor e faz o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.”
Confiar em alguém hoje é muito difícil. Infelizmente nos deparamos com falsidade, inveja, mentiras, etc, ou seja, cada vez estamos mais incrédulos nas pessoas. Mas neste verso 3, nosso Deus nos convida a confiar nEle. E confiar significa acreditar na providência divina. Entender que o Senhor Jesus, somente Ele, tem o melhor para o seu povo. Logo em seguida, após confiar, somos conclamados a fazer o bem, algo que também está muito distante da sociedade. E, para finalizar esse verso, somos convidados a nos alimentar da verdade. Porque a confiança em Deus virá pelas atitudes de boas práticas (fazer o bem) e sermos verdadeiros (alimentar-se da verdade).

Salmo 37:4 – “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração.”
Neste quarto cântico, a palavra agrada-te – que em algumas traduções está deleita-te no Senhor – nos alerta para o compromisso permanente que devemos ter para agradar ao Senhor. E como agradamos ao Senhor: 1) Confiando nEle; 2) Fazendo o bem; 3) Nos alimentando da verdade. Mais adiante, diretamente o salmista enfatiza com autoridade que Ele satisfará os desejos do teu coração. A palavra desejo está no plural, ou seja, nosso Deus não satisfará penas um desejo, mas vários desejos dos praticantes e entendedores da Palavra de Deus.

Salmo 37:5 – “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará.”
Neste terceiro verso, o salmista nos dá outra determinação: entregar. Entregar nossos caminhos ao Senhor significa deixar de lado vontades contrárias aos ensinamentos bíblicos e nos entregarmos de todo coração a Deus. E o escritor do Salmo 37 nos alerta ainda para confiarmos em Deus, porque a entrega não é o suficiente. E não é suficiente porque para o Senhor o agir é necessário. Enchemos nossa boca para dizer que confiamos em Deus, mas na hora do aperto reclamamos e murmuramos contra o Senhor.

Meu amigo(a): em três versos do Salmo 37 temos ordenanças, se praticadas, que mudarão nossas vidas em todos os aspectos: profissional, sentimental, financeiro, nos relacionamentos, entre outros. Logo no início dos cânticos 3, 4 e 5 somos convidados para confiar, alegrar-te (deleitar-te) e entregar. Caso tenha dificuldade em confiar, alegrar-te e entregar-se diga ao Senhor Jesus e explique os motivos.

Dobre os seus joelhos e, quando estiver em oração, não diga palavras para comover a Deus. Mas fale aquilo que te sufoca, maltrata ou castiga. Sem sinceridade será impossível praticarmos os versos 3, 4 e 5. Entre na presença do Senhor com reverência, porque o nosso Deus se compadece daqueles que se humilham. Faça isso e vença o mal que tenta te dominar, porque o Senhor tem planos maravilhosos para você e os seus.

Deus abençoe!

2 comentários

  1. lazaro costa
    11 de julho de 2018

    Deixe uma resposta

    gosto muito do site e quero fazer parte

  2. Fatima Oliveira
    28 de setembro de 2018

    Deixe uma resposta

    Bom dia! A paz.
    Estou lendo suas mensagens irmão.
    São mt abençoadas, e estou compartilhando as mesmas.
    Deus te abençoe poderosamente irmão que ele derrame mts bênçãos sobre vc e sua família e tds nós

    Deus abençoe a tds. Amém!

Deixe o seu comentário

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>